Qual A Maneira Correta De Se Exercitar Para Perder Peso

Muito se fala sobre as formas de se exercitar para perder peso de forma mais rápida e para mostrar o corpo “sarado” no fim de ano na praia.

Mas o que realmente é importante é você saber sobre as formas de se exercitar, não apenas para eliminar as gordurinhas, mas também manter o corpo saudável.

_Exercitar_Para_Perder_PesoNeste artigo, é feito um super apanhado do que atualmente é orientado pela maioria dos médicos, nutricionistas e profissionais da Educação Física sobre maneiras de se exercitar, incluindo novas perspectivas de profissionais sobre as tradicionais orientações de exercícios físicos.

Antes de começar qualquer prática de atividade física, é altamente recomendável que visite o médico e procure saber sobre como anda a sua saúde, tendo atenção aos resultados médicos e, especialmente às orientações médicas.

Sobretudo os iniciantes que decidiram mudar a direção da sua vida, incluindo hábitos mais saudáveis à sua rotina.

Depois de ter passado por um bom profissional da saúde, procure se planejar quanto às atividades.

Algumas perguntas devem ser feitas para que você não saia de casa desprevenido e acabe como um “navegante de primeira viagem”, com bolhas no pé, dores musculares fortes ou irritado com o aparelho celular e chaves pesados no bolso, puxando o seu calção para baixo.

  • Primeiramente, antes de qualquer início de atividade física, você deve se perguntar qual exercício gosta de fazer. Não vale fazer um plano por um ano na academia e se sacrificar indo por 6 meses e depois abortar o projeto do novo corpo e vida saudável. Procure perguntar a si mesmo qual é a atividade física que te agrada mais, se é a dança que te faz feliz, ou se prefere ir para a natação porque a piscina é mais refrescante ou ainda, se prefere ir a parque fazer caminhadas (ou corridas) com os amigos.
  • Em seguida, vale a pena dar atenção ao vestuário e materiais que precisará para realizar aquela atividade escolhida da forma mais confortável possível. Isso não quer dizer que você tenha que comprar o último tênis de corrida da moda ou roupas de marca. O que deve fazer é se atentar se a bermuda tem um bolso bacana para guardar suas chaves e dinheiro para comprar uma água de coco ao final da corrida; ou ainda, se o tênis é confortável e se as meias deixam os seus pés arejados.
  • Para quem vai escolher um esporte mais específico para praticar, terá que pedir algumas orientações ao professor, como o tipo de quimono necessário para a prática da arte marcial ou sobre o tipo específico de sapatos, caso seja uma dança de salão ou sapateados. O que não vale é usar a desculpa que terá que gastar muito e desanimar. Comece com o que é necessário para ser um iniciante no esporte e depois você poderá fazer progressos nos itens utilizados na prática da atividade física.
  • A escolha da sua atividade estará muito relacionada ao seu tipo de perfil, as pessoas que geralmente são mais expansivas e extrovertidas preferem fazer exercícios que lhe tragam mais sociabilidade e que os exercícios incluam contato constante com outras pessoas. Já as pessoas mais tímidas irão preferir exercícios individuais e que não seja muito necessário o contato com outras pessoas. Isso não é uma regra. O importante é saber o que mais traz satisfação à você.
  • Por último, lembre-se que é importante sempre ter a sua garrafa de água e uma fruta ou barra de cereal, caso “bata” aquela fome depois do exercício. A alimentação pré e pós exercício fazem parte também do processo da atividade física em si. Comidas leves antes de qualquer exercício, juntamente com a hidratação são pertinentes ao novo hábito.

depois_do_exercícioTudo isso pareceu um tanto complicado depois de tantas orientações e dicas, mas fique tranquilo que depois de poucos dias dentro dessa rotina, você estará expert e atento a todos os detalhes do que lhe deixa mais confortável no momento da prática do seu exercício favorito.

Pensamos que é significativamente importante fazer o planejamento inicial para que as atividades deem continuidade pelos próximos meses e anos da sua vida (Não há mais informações sobre isso em www.comecaraemagrecer.com).

Não faz sentindo você querer fazer tudo certo, com eficiência para ter resultados, se está se contundindo ou se pensa que é “muito chato” ter que ir todos os dias à academia.

Lembre-se: o caminho certo é aquele que mais combina com você!

Após essa introdução às instruções ao mundo das atividades físicas, você deve pensar sobre a segunda etapa do “como” as atividades devem ser executadas de forma que lhe traga maior benefício naqueles minutos que estiver se exercitando no parque, na academia ou na escola.

A atenção focada sobre o movimento corporal correto, tipo de alimentação, dentre outros ensinamentos, são primordiais para que você tenha uma otimização na perda de peso. Lembre-se que manter o exercício regular da atividade física é a base para que qualquer resultado venha a ser alcançado com sucesso duradouro.

Depois que foi falado sobre como se preparar para os exercícios, vamos à segunda parte das dicas de formas sobre se exercitar para perder peso. Todas as dicas e orientações são dadas por médicos e educadores físicos. Porém, isso pode não ser uma regra, dependendo da sua estrutura física ou nível atlético:

– Faça atividades aeróbicas por no mínino 30 minutos interruptamente. Isso irá ajudar no gasto calórico diário;

– Exercite-se, ao menos, 5 vezes por semana. Não adianta querer ser “jogador de futebol de fim de semana” e pensar que está fazendo muito bem ao seu corpo;

– Mantenha a frequência cardíaca entre 70% a 80% da freqüência máxima. Dessa forma irá otimizar o gasto calórico;

– Aumente o ritmo da atividade e/ou intensidade progressivamente. Não tente querer alcançar o máximo em pouco tempo de treino. Pense que aos poucos e sempre é melhor do que querer fazer tudo de uma única vez e depois não fazer novamente;

– Procure aumentar a velocidade da atividade a cada intervalo de tempo, fazendo “picos” de esforço. Por exemplo, a cada 5 minutos de “trote”, faça uma corrida mais intensa de 2 minutos e depois retorne ao “trote”. Repita essa sequência algumas vezes;

– Ouça o seu corpo. Procure saber o que ele está dizendo a você. Não force mais do que ele permite para que nenhuma contusão lhe tire dos exercícios;

– Procure observar a posição do seu corpo e de seus movimento. Isso lhe guiará para extrair a melhor performance de seus exercícios e alcançar com mais sucesso o desejado corpo.

Com todas essas dicas, você certamente terá mais êxito na eliminação dos quilos indesejados.

Lembre-se: a melhor maneira de exercitar é a maneira que mais te agrada e faz você voltar para casa feliz depois de completar a atividade. E, melhor do que tudo, faz você querer fazer mais e mais exercícios no dia seguinte. Vamos, mexa-se!